CARTA DE BARCELONA RITO MODERNO
Os Corpos Filosóficos do Rito Moderno[2], reunidos no dia 12 de Junho de 2011 da e:. v:., aos VV:. de Barcelona, decidiram a criação de um organismo de cooperação, consulta e coordenação entre eles, que se chamará
União Maçónica Universal do Rito Moderno
e que funcionará com pleno respeito da liberdade e independência dos corpos filosóficos que o compõem.
Baseada sobre os princípios de absoluta liberdade de consciência e de pensamento, com sede em Barcelona, e presidida pelo Soberano Grande Inspector-Geral do Supremo Conselho do Rito Moderno do Brasil, José Maria Bonachi Batalla, esta União Maçónica Universal do Rito Moderno actuará em beneficio dos seus membros, com os seguintes objectivos:
- Promover, difundir e promover, usos e costumes do Rito Moderno.
- Fomentar a inter-relação e harmonia entre os seus membros, com vista à prática de uma franco-maçonaria verdadeiramente Universal.
- Ser um foro plural de diálogo e intercâmbio, com vista a criar um verdadeiro Centro de União, sem se importar as peculiaridades territoriais, obediênciais ou ritualísticas.
- Facilitar a aproximação entre os Corpos Filosóficos que praticam o Rito Moderno, mediante o reconhecimento mútuo, sem nenhum tipo de discriminação.
- Fomentar una dinâmica de trabalho e temas de reflexão conjuntas entre os seus corpos Filosóficos.
A União Maçónica Universal do Rito Moderno, permanecerá aberta, em qualquer momento, a todos os Corpo Filosóficos que pratiquem o Rito Moderno, nas suas Cinco Ordens de Sabedoria, que solicitem o seu ingresso, uma vez provada a sua filiação iniciática.
A União Maçónica Universal do Rito Moderno criar no deu seio uma
Academia Internacional da 5ª. Ord:. do Rito Moderno
com duas missões principais:
- Ser um laboratório de pensamento que reflicta sobre o significado, a filosofia, os valores e a ética que correspondem ao Rito Moderno.
- Ser uma Academia do Rito com capacidade para pesquisar e difundir, que possa assumir o papel de um verdadeiro conservatório do Rito Moderno, e finalmente, poder aconselhar qualquer Supremo Conselho, Grande Capítulo General outro Corpo Filosófico que o peça.
Esta Academia funcionará sem limites territoriais ou obediênciais, sem normativas, respeitando a absoluta independência de cada um dos seus membros.
Esta Academia estará aberta a qualquer Potencia Soberana, Capítulo Independente, mas também, a título pessoal e individual, a todo o possuidor da 5ª. Ord:. do Rito Moderno, que manifeste o seu desejo de formar parte da mesma e que prove os seus títulos:
- Supremo Conselho do Rito Moderno do Brasil
- Gran Capítulo General de España – Supremo Consejo del Rito Moderno para España
- Sublime Conseille du Rite Moderne pour la France
- Gran Capítulo General del Gran Oriente de Colombia
Nota: Outros Corpos Filosóficos presentes aprovaram o conteúdo desta Declaração e apresentarão, para sua ratificação, às suas Câmaras de Administração respectivas.